sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Agenda Cultural de Sátiro Dias


Festa de Nª Senhora do Amparo

Festa em homenagem a Padroeira que acontece a cada dia 02 de fevereiro e é antecedida por missas, novenas e procissão pelas principais ruas da cidade. Crianças e adolescentes tem participação fundamental onde aprende crenças e valores cristãos. Cerca de 30% dos participantes são crianças e adolescentes.


Festa paralela à Festa da Padroeira


É a festa de rua mantida pela Prefeitura, com duração de três dias, que normalmente acontece no primeiro final de semana posterior a religiosa. Com a participação pessoas de todas as idades, cerca de 10 mil dos quais, 40 % são homens, 30% são mulheres, 20% são crianças e adolescentes e 10% pertencem à terceira idade.


A paixão de Cristo


A representação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, encenada em praça pública pelas Companhias de Teatro Alfacena e Sátiro em Cena. Tornou-se o maior espetáculo teatral ao ar livre do litoral norte. No elenco, crianças e adolescente aprendem técnicas de artes cênicas e descobrem talentos.


São João em Sátiro Dias


É a festa junina de Sátiro Dias, acontece entre os dias 23 e 25 de junho de 2006, atrai pessoas de todos os municípios vizinhos, além de filhos da terra que moram fora. No cronograma do evento tem lugar para diversão de toda a população.

Os adjutórios da roça (Bela Vista)


São manifestações de apoio em atividades agrícolas, geralmente promovidas entre vizinhos, em especial na região de Bela Vista, onde ajuda no desenvolvimento dos serviços e onde há muita comida e bebida. Uma festa.

Aniversário da Cidade


É a festa de emancipação política do município que se deu em 14 de agosto de 1958. A festa acontece com missa pela manhã na Igreja Matriz e bandas famosas na praça da Liberdade à noite sempre no próximo final de semana a data.

A Despalha do Milho (Pocinhos)


A despalha de milho é uma manifestação popular que se dá na época da colheita de milho quando as famílias se reúnem em torno de um amontoado de milho para que aconteça a sua despalha e ensacamento. Na comunidade de Pocinhos é onde ainda sobrevive esta manifestação que se encontra na eminência de extinção.

O Leilão Cantado (Pau de Leite)


O leilão no interior do Nordeste é uma tradição e acontece com muita freqüência na zona rural. Na comunidade de Pau de Leite além da preservação desta cultura popular ela é acrescida do fato de que a negociação dos produtos é feita de forma cantada em rima e trova.

O Drama (Mimoso)


No Distrito de Mimoso há algumas apresentações teatrais semelhantes à Commédia Del Art. Um grupo teatral cria personagens fixos e apresentam as peças no Distrito e nas comunidades vizinhas.

Exposição Pecuária



A exposição agropecuária acontece no Parque de Exposições Manoel da Rocha Reis, sempre no mês de Agosto e faz parte do calendário oficial do Estado da Bahia. No evento, organizado pela Associação Agropastoril União, acontecem leilões de bovinos; exposição de ovinos, caprinos, eqüinos e bovinos; provas de tambor e marcha, além de festa dançante.

Festa de Reis



A festa dos Santos Reis acontece na madrugada do dia 06 de janeiro, ocorrendo o esquentar dos instrumentos e os primeiros passos do samba de roda em frente à Igreja com as portas fechada, como determina a tradição, em seguida percorrem os lares de pessoas ilustres da cidade onde tocam e dançam e recebem algum dinheiro pela visita.

Nenhum comentário: