quarta-feira, 14 de maio de 2008

13 de Maio - Em Mimoso - SD



Os alunos do 4º Ano do Curso Normal do Colégio Wilson Damião Cruz Dias, sob a orientação do professor Josuel Carvalho, apoiado pelo Departamento de Cultura, realizou no último dia 13 de maio, uma grande mobilização educativa e social no distrito de Mimoso, em Sátiro Dias.

As apresentações mostraram a chegada dos navios negreiros ao Brasil, a saga do negro até a assinatura da Lei Áurea e questionou a "Libertação" dos escravos e o 13 de maio. O evento culminou com uma caminhada afro pelas ruas do povoado ao som de músicas baianas.

Mais uma vez o Colégio Wilsom Cruz surpeende a comunidade com uma ação que vai além das fronteiras da escola envolvendo toda comunidade. Hoje, pela manhã, ouvi em Sátiro Dias alguém comentando: "o colégio de Mimoso é o mais organizado do município". Um reconhecimento justo.

Parabéns aos alunos, a equipe de professores, a direção e a toda comunidade.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Sátiro Dias agora faz parte!!

Essa é a mais nova conquista de Sátiro Dias na área cultural: fazer parte do Sistema Estadual de Cultura.

A implantação do Sistema Estadual de Cultura é uma das principais diretrizes desta gestão no campo da cultura. O Sistema constitui-se de um processo de articulação, gestão e promoção conjunta de políticas, pactuadas entre os entes da federação – governos federal, estadual e municipal – e a sociedade civil.

Uma ação sistêmica requer o alinhamento e a integração de programas e ações culturais promovidas por diferentes áreas da administração direta ou indireta das esferas municipal e estadual, especialmente das fundações e autarquias vinculadas a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) – Fundação Pedro Calmon (FPC), Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

Para implantar o Sistema Estadual de Cultura é necessária a criação de órgãos específicos de gestão da política cultural no município; elaboração de Planos Municipais de Cultura; criação de Fundos Municipais de Cultura; e implantação de Conselhos Municipais de Cultura ou outras instâncias colegiadas, que constituirão espaços de pactuação de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura. A representação nessas instâncias deverá ser paritária governo-sociedade, possuindo caráter consultivo.

Objetivo Geral

• Fortalecer a institucionalização e o relacionamento sistêmico das instituições públicas de cultura da Bahia.


Objetivos Específicos

• Estabelecer competências e parcerias entre os diferentes entes da federação nas áreas de gestão e de promoção da cultura;
• Promover o intercâmbio entre os entes federados para a formação, capacitação e circulação de bens e serviços culturais;
• Estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos investimentos públicos na área cultural;
• Fomentar políticas públicas que afirmem a centralidade da cultura no fortalecimento das identidades, no desenvolvimento econômico e na transformação social.

Metas

1) Promover, manter e consolidar o Sistema Estadual de Cultura até 2011;
2) assinar Protocolos de Intenção com os 417 municípios baianos até 2010;
3) consolidar o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura promovendo encontros duas vezes por ano;
4) elaborar e implementar o Plano Estadual de Cultura até 2008;
5) realizar duas Conferências Estaduais de Cultura, uma em 2009 e outra em 2011.